quarta-feira, 26 de novembro de 2008

OFTALMOLOGIA DO CHBA FAZ CIRURGIA RETINO-VÍTREA

Visão

A Oftalmologia é estrategicamente uma das especialidade em franco desenvolvimento no CHBA e na qual tem havido igualmente um investimento em termos de equipamento e recursos humanos. O CHBA possui um serviço de Oftalmologia pautado pelo dinamismo e pela excelência no trabalho desenvolvido. No ano passado foram intervencionados, por esta especialidade, 1516 pacientes, dos quais 1350 foram cataratas. Este ano, de 1 de Janeiro a 30 de Setembro, foram já intervencionados 1467 doentes, dos quais 1282 foram cataratas, prevendo-se atingir 1900 utentes intervencionados até ao final deste ano.
No que diz respeito à Diabetes o rastreio já ultrapassou as expectativas previamente acordadas com a ARS, IP, tendo sido rastreado até ao momento cerca de 3. 000 utentes, existindo ainda capacidade para efectuar cerca de 900 exames.
É importante evidenciar, que ao doente diagnosticado com patologia na retina é executada uma angiografia fluoresceínica (que é um exame complementar para das avaliação das condições vasculares e da coroideia) e efectuada uma marcação para tratamento laser adequado. O médico de família deste paciente é, de imediato, informado da situação oftalmológica do seu paciente.
Desde 25 de Setembro de 2008 que se conta com um novo tempo operatório na especialidade oftalmológica, a Cirurgia Retino-Vítrea. Com uma periodicidade quinzenal, estas cirurgias programadas são efectuadas pelo especialista na área, Dr. Pedro Carreira e sua equipa, e vêm colmatar uma lacuna existente no Barlavento Algarvio:o tratamento cirúrgico da parte posterior do olho e de situações como o descolamento da retina, a hemorragia do vítreo, etc.
Esta especialidade oftalmológica era, até à data, só afecta a Hospitais Centrais, pelo que, esta solução será bastante positiva para os utentes do Barlavento Algarvio, decrescendo consideravelmente as deslocações, bem como os incómodos que delas advêm. A implementação da Consulta de Retina Médica e Cirúrgica levou à aquisição de alguns equipamentos especializados, um investimento na ordem dos 50.000 €.

Sigla CHBA: Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio.

Fonte: http://www.chbalgarvio.min-saude.pt/

Ana Rita

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Falta de luz mata mulher.

Suporte de Vida

Uma americana de 61 anos morreu depois que uma falta de luz desligou seu pulmão artificial, informou a agência AP. Dianne Odell, que vivia em Jakcson, perto da cidade de Memphis, passou praticamente a vida inteira dentro de uma cápsula que a permitia respirar depois que contraiu poliomielite, aos 3 anos de idade.
Durante a falta de energia, os familiares não conseguiram ligar o gerador de emergência que permitiria o funcionamento do equipamento conectado à Dianne. "Nós tentamos tudo que podíamos, mas não conseguimos fazê-la seguir respirando, e ela não teve forças para continuar", disse Will Beyer, cunhado de Dianne.
Segundo Jerry Elston, da polícia do condado de Madison, o serviço de emergência poderia oferecer ajuda se fosse accionado. Ele disse também que a companhia eléctrica cortou a luz em função da queda de uma árvore nas linhas de energia. Dianne foi afectada pela pólio pouco tempo antes da vacina para a doença ser descoberta.
Ela passou praticamente a vida toda dentro de um "pulmão de ferro", recebia cuidado dos parentes e era ajudada por doações de fundações sem fins lucrativos. Mesmo confinada em um tubo de metal, Dianne frequentou a escola e a universidade e chegou até a escrever um livro infantil, segundo a AP.


Joana Gomes

Noticias...


Após largos dias sem novas mensagens decidimos publicar semanalmente, em conjunto com as restantes publicações, noticias recentes e não recentes globais sobre o nosso projecto no quotidiano, apontanto as vantagens e desvantagens da intervenção da tecnologia na saúde.

As noticias serão publicadas segundo a nossa divisão do projecto:
Joana Gomes: Suporte de Vida.
Ana Rita: Visão.
Joel: Deficiencias Físicas.
Jorge: Cardiovasculares.
Pedro Castro:Audição, Medicina Dentária e Fala.

Pedimos a vossa opinião sobre esta ideia e espera-mos que gostem e que vos seja útil.